Notícias fundação Shunji Sishimura

18/09/2018

Formatura da XII Turma de Tecnólogos em Mecanização em Agricultura de Precisão da Fatec

A Fatec Shunji Nishimura em Pompeia realizou no dia 10 de agosto, no anfiteatro da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia a formatura da 12ª turma MAP "Mecanização de agricultura de precisão". 
 
 
PARCERIAS
A parceria Fundação-Fatec está completando 8 anos e meio de trabalho duro, boas parcerias e muitas histórias de superação e sucesso para serem contadas. 
“NINGUÉM CRESCE SOZINHO” – este valor tem sido um dos pilares responsáveis pelo sucesso do curso Mecanização em Agricultura de Precisão. Hoje contamos com mais de 90 parceiros, todos engajados neste importante processo de formação profissional para os jovens. 
Nós temos aqui na Fatec uma estrutura fantástica, e os parceiros podem usufruir de todos os recursos disponíveis aqui.
 
EMPRESAS QUE ESTÃO AJUDANDO A FORMAR ALUNOS ATRAVÉS DE PROGRAMAS DE ESTÁGIOS E TRAINEE
Importantes parceiros estão ajudando na formação dos alunos da Fatec. Estas empresas criam programas de estágios e trainee para que o aluno coloque em prática tudo o que aprendeu aqui na faculdade. Podemos citar algumas destas empresas:
- Grupo AMAGGI (maior produtor de grãos do mundo) oferece programa de trainee para formação de jovens talentos. 
- Baldan (indústria de implementos) oferece semestralmente 6 vagas de estágios de férias, onde os alunos passam pelos departamentos de marketing, pós-venda e engenharia.
- Grupo Progresso (propriedades agrícolas) oferece estágios semestrais aos alunos bolsistas, eles passam os períodos de férias colocando em prática os conhecimentos adquiridos no curso.
- Ditrasa (concessionária New Holland e revenda Jacto) montou o programa de estágios semestrais para selecionar 3 alunos e estes terão ajuda de custo e estágios semestrais na empresa, além de treinamento para especialização em equipamentos Jacto.
- Orcival Guimarães (importante parceiro, produtor rural e dono de revendas) oferece estágios semestrais para os alunos aprenderem em suas fazendas o dia a dia do campo e as dificuldades que estes alunos vão encontrar no mercado de trabalho. Alunos que não tem origem no agro, alunos que saíram das cidades, direto do ensino médio para a faculdade, e que nestes estágios ganham experiência suficiente para conseguirem um bom trabalho. 
Todas estas empresas, além de oferecerem os estágios, também contratam os alunos da Fatec.
 
EMPRESAS QUE AJUDAM FINANCEIRAMENTE NA FORMAÇÃO DO ALUNO
O Grupo Progresso, com fazendas localizadas em Minas Gerais e Piauí, está ajudando na formação de 7 jovens, a maioria filhos de funcionários. Eles moram em casa alugada e mobiliada pelo Grupo, recebem ajuda de custo mensal, e quando formados, não tem a obrigação de trabalharem para o Grupo. São jovens do Piauí e Minas Gerais, que cursam Mecanização em Agricultura de Precisão e BigData no Agronegócio. É um programa que de oferece formação profissional a estes jovens e uma perspectiva de um futuro brilhante, pelo ineditismo de suas profissões. Como o Grupo Progresso, nós tivemos 6 empresas que custearam 14 alunos, são concessionárias de máquinas agrícolas, usinas e fazendas. Estas empresas são: Usina são Martinho, Terra Verde John Deere, Usina Vale do Verdão, Grupo Cabo Verde, Grupo Progresso e Ditrasa New Holland. 
 
ALUNOS PREMIADOS DA 12ª TURMA
- Da 12ª turma, dois formandos trabalham na Jacto, o Alessandro Jesus Torres na assistência Técnica, e o Rogério Xavier Viana de Lima na engenharia mecânica.
- O Edson Augusto Filho foi contratado pela Baldan. Já são 8 contratados da Fatec Shunji Nishimura.
- O Grupo Progresso contratou o formando Rafael Alves de Sousa, aluno patrocinado pela fazenda, e o formando José Augusto Pinheiro de Moraes, que foi estagiar na fazenda e fez um excelente trabalho, chamando assim a atenção do Sr Cornelius, o que gerou a contratação. Já são 4 contratados da Fatec Shunji Nishimura.
- O Formando Daniel Marafon, de Sapezal/MT, veio de tão longe buscar qualificação para ajudar os pais na propriedade da família; hoje tem responsabilidade maior, pois o pai faleceu recentemente.  
- O formando José Henrique Mendes Bertão, de Marília/SP, ao fazer estágio no MT, apaixonou-se pelo cerrado, e hoje trabalha em Distribuidor Precision Planting, em Goiás. Já são 7 contratados da Fatec Shunji Nishimura. 
- O formando Renan Voltarelli Zorzella, de Tupã/SP, é mais um dos alunos contratados pela Solinftec Tecnologias, e atua na região de Araçatuba/SP no setor de cana-de-açúcar. Já são 13 contratados da Fatec Shunji Nishimura.
- o formando Mathews Nogueira Felix, de Canarana/MT, hoje atua na empresa canadense Farmers Edge, na região do Vale do Araguaia/MT. Já são 14 contratados da Fatec Shunji Nishimura.
- em maio deste ano, o ex-aluno da Fatec, Deni Anderson Teixeira, recebeu um prêmio por sua atuação na comunidade: o Deni lidera um projeto que cuida da inserção de moradores de rua no trabalho. O Deni trabalha na Monsanto em Petrolina/PE.
 
 

Notícias relacionadas

11/06/2013 Jacto é homenageada com o Prêmio Centro de Citricultura

Na abertura da 35ª Semana da Citricultura, no Centro de Citricultura do IAC em Cordeir...