Notícias fundação Shunji Sishimura

24/09/2018

Curso "Design Thinking Experience"

Dia 22 de setembro a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia recebeu alunos, professores e funcionários da Fatec Pompeia, Fundação Shunji Nishimura, Rodojacto, Jacto, Ciag e Convidados para o início do curso "Design Thinking Experience"
 
Ministrado pelo Sr. Márcio Stefanuto, o Curso Design Thinking significa acreditar que podemos fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional para chegar ao novo, as soluções criativas, e criar impacto positivo.
Organizado pela FSNT o Curso Design Thinking é uma ferramenta de extensão para os alunos ampliarem seus conhecimentos.
 
Há uma expectativa subjacente de que educadores devem se esforçar ao máximo para alcançar a perfeição, de que eles não podem cometer erros, de que eles devem sempre ser modelos perfeitos.
Esse tipo de expectativa dificulta assumir riscos e limita as possibilidades de criar mudanças mais radicais.  
 
Mas os educadores precisam experimentar também, e o Design Thinking permite aprender fazendo.
Em resumo, Design Thinking é a confiança de que coisas novas e melhores são possíveis e que você pode fazê-las acontecer. E de que certo otimismo é bem-vindo na educação
 
Você já ouviu falar em Design? 
 
É um termo de difícil tradução no Português. Algumas vezes dá para substituir por “Projeto”, “Criação”, “Plano” e outras vezes por nenhuma palavra mesmo.
Design pode ter significados diferentes conforme o propósito de uso, como por exemplo, webdesign, design de interiores, design gráfico. 
 
E Thinking? Do verbo em inglês “to think”, significa “pensar” ou “achar” em alguns casos.
E agora, os dois juntos, “Design Thinking”? Se você digitar num tradutor online, provavelmente vai aparecer: “Pensamento de Design”.
 
Design Thinking é um modelo de pensamento.
É centrado no ser humano. Design Thinking começa com uma profunda empatia e um entendimento das necessidades e motivações das pessoas – neste caso, estudantes, professores, pais, funcionários e gestores escolares que compõem seu cotidiano.
 
É colaborativo. Muitas mentes brilhantes são sempre mais fortes que uma só ao resolver um desafio. Design Thinking apresenta vantagens por considerar as múltiplas perspectivas e a criatividade dos demais para reforçar a sua própria criatividade. 
 
É otimista. Design Thinking é a crença fundamental de que nós todos podemos criar mudanças – não importa quão grande é um problema, quão pouco tempo temos disponível ou quão restrito seja o orçamento. Não importa que restrições existam à sua volta, pensar como designer pode ser um processo divertido.
 
É experimental. Design Thinking te dá a liberdade de errar e aprender com seus erros porque você tem novas ideias, recebe feedback de outras pessoas, depois repensa suas ideias. Dada a gama de necessidades de seus estudantes, seu trabalho nunca estará terminado ou “resolvido”. Está sempre em processo. 
 
 
 

Notícias relacionadas

20/08/2014 Diretoria da COAMO Agroindustrial Cooperativa visita a Fatec Shunji Nishimura de Pompeia

Diretoria da Coamo visita a Fatec para conhecer o curso de Mecanização em Agricultura ...

 
17/02/2014 Fundação Shunji Nishimura é representada no "Show Rural Coopavel 2014"

Curso Mecanização em Agricultura de Precisão é divulgado no Show Rural Coopavel