Notícias fundação Shunji Sishimura

24/02/2021

Confraternização do Projeto Voluntariado Shunji Nishimura.

Os voluntários do Projeto Voluntariado Chieko Nishimura realizaram no dia 05/12/2020 uma confraternização de forma virtual para celebrar o ano de trabalho.
 
Projeto Voluntariado Shunji Nishimura foi o último projeto do Sr. Nishimura em vida - 2008, atualmente voluntários de todas as idades, em especial as idosas chamadas carinhosamente de Batyan (avó em japonês), no projeto aprendem a arte do barro, produção de verduras, flores e cerâmica – vendas na Lojinha, prática de ginástica Lian Gong - Excursões e usufruem de um tempo de socialização e alegria.
 
Na oficina, ocorre todo o processo de produção artesanal, desde a modelagem do barro, passando pela esmaltação e pinturas, até a queima em forno de alta temperatura.
Na fundação todos os nossos participantes têm oportunidade de aprender e praticar a arte da cerâmica, socializar e fazer novas amizades e ainda contribuir com seu trabalho voluntário.
 
A cerâmica é a atividade de produzir artefato a partir da argila. Depois de submetida à secagem para retirar a maior parte da água, a peça moldada é levada a altas temperaturas, que lhe atribuem rigidez e resistência.
Por isso, a cerâmica pode ser encontrada no meio artístico, industrial e na tecnologia de ponta, mais especificamente na fabricação de componentes de foguetes espaciais, devido à sua durabilidade.
 
O Show room da Fundação foi inaugurado pelo Sr. Nishimura no dia 26 de agosto de 2009 para divulgar as peças produzidas pelos voluntários do projeto.