Proposta Pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

 
 

A Proposta Pedagógica da Escola está engajada na filosofia em que se assenta todo o trabalho do Colégio, que tem como missão contribuir na formação global do educando, desenvolvendo suas potencialidades para que ele possa construir seu conhecimento e sua identidade, fundamentados em valores morais e éticos. Esses valores foram compilados de acordo com o que o Colégio acredita ser essencial na formação de pessoas.

Todo o trabalho é direcionado para que os conteúdos programados estejam vinculados ao cotidiano dos alunos, o que os torna vivos, propiciando aprendizagens significativas.

         O Colégio Shunji Nishimura oferece um ensino que promove crescimento, mediante assimilação e aprendizagem da experiência culturalmente organizada. Tem também como objetivo organizar conteúdos curriculares que possibilitem ao aluno condições favoráveis para essa formação global e avaliar continuamente todo o processo educativo, reorientando-o, contribuindo para a construção de saberes e competências por todos os envolvidos no processo.

            A gestão pedagógica pretende ser facilitadora da ação docente e estimula estudo e inovações que constituem-se em alimento do próprio trabalho. Participam diretamente desse trabalho a coordenação e a assessoria pedagógicas, apoiadas pela direção.

            A proposta pedagógica do Colégio está assentada no trabalho com temas que possam propiciar conhecimento e que sejam instigadores para os alunos. A organização dos conhecimentos por Projetos de Trabalho facilita o desenvolvimento e produz aprendizagens significativas.

            Esses temas são anualmente eleitos pela equipe e todo o trabalho pedagógico é direcionado por aquele escolhido pela equipe, dando vida aos conteúdos curriculares e propiciando um ensino relacionado a questões da atualidade, permitindo que os alunos façam relações e percebam as transformações, as semelhanças e diferenças, as permanências, tanto no aspecto espacial como nas relações sociais.

            O Colégio tem como meta a aprendizagem global de todos os alunos porque faz-se fundamental que diferenças individuais sejam respeitadas, permitindo que projetos de trabalho sejam viabilizados para que se dê suporte aos alunos nessa trajetória do ensino fundamental.

            Os alunos com necessidades especiais, dificuldades de aprendizagem e/ou defasagens de conteúdo, ou outras questões relacionadas à aprendizagem, são orientados pela psicopedagoga em horários semanais (à tarde) e também pelos professores do núcleo comum no Projeto de Apoio Pedagógico (semanal), nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Quando necessário, são organizados Plantões de Dúvidas das diversas áreas do currículo, para todas as salas do Ensino Fundamental, em período diverso.

            Esse trabalho tem também como objetivo diminuir o índice de alunos na recuperação final e retenção e isso tem se evidenciado a cada ano.

            A gestão educacional é liderada pela diretora que, assistida pelo Conselho Curador da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, interage, estuda as necessidades do Colégio, propõe soluções e aprova os projetos idealizados pela equipe.

            A equipe avalia continuamente todo o processo, revê estratégias, adequando-as para que possam melhor direcionar o trabalho pedagógico e para que os alunos usufruam de um ensino contextualizado que possa estimular aprendizagens significativas.

            Para o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas foi criado o Projeto Diferencial, que estimula as artes e os esportes, com áreas opcionais para alunos de 2º ao 9º ano, constituindo-se em importante instrumento tanto para o desenvolvimento pessoal, quanto ao educacional.

            O Projeto Lego Zoom (Educação Infantil ao 5º ano) e o Projeto Robótica (6º ao 9º ano) foram implantados com o objetivo de desenvolver habilidades essenciais para que os alunos possam usufruir dos benefícios oferecidos pela modernidade, tendo condições de olhá-la com criticidade e sintam-se capazes de transformá-la.

            A biblioteca, com seus projetos de atendimento aos alunos (Educação Infantil ao 9º ano) é mais um dos recursos auxiliares do projeto pedagógico e a professora responsável atende a todos os alunos do Colégio com atividades enriquecedoras, estimulando a formação de hábitos saudáveis.

            A escola respeita todos os credos religiosos e desenvolve um trabalho fundamentado em princípios morais e éticos, no senso da democracia e participação, na administração de conflitos e no respeito às diferenças individuais. Esse trabalho é desenvolvido por todas as áreas do currículo, sendo fortalecido nas aulas de Educação Religiosa.

            As ações na comunidade, as viagens pedagógico culturais, as palestras para familiares e equipe, as festas e exposições, que trazem a comunidade para dentro da escola, constituem-se em recursos para aprendizagens e interação entre todos os envolvidos no processo.

            A avaliação da aprendizagem dos alunos é contínua e, sempre que necessário, novas abordagens são viabilizadas. Fazem parte da avaliação bimestral do aluno aspectos relacionados ao seu desempenho na sala de aula e sua produção diária, à responsabilidade e compromisso com trabalhos, tarefas, pesquisas, à questão comportamental e às provas específicas de cada área do currículo.

            Todo o trabalho do Colégio privilegia a formação global do aluno, para que seu olhar se volte para a realidade e os problemas que nos afligem e para que, cada um, sinta-se capaz de contribuir para transformá-la, participando ativamente para que se construam relações harmônicas numa educação voltada para a paz.

 
 
 
 

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