Regras de Conduta - Regras de Conduta
 

JUSTIFICATIVA:
Em todo grupamento humano é necessário que as relações sejam harmoniosas; e, para isso, é importante que cada indivíduo respeite o outro. Esse respeito é estabelecido por regras que devem ser cumpridas por todos. O Colégio Shunji Nishimura, com o objetivo de contribuir na formação de seus alunos, estabelece regras de conduta.

É dever do aluno.

1-  Cumprir os horários estabelecidos.

• Manhã
Entrada: 7h05min, saída: 12h25min.
Obs.: após esse horário o aluno terá acesso à escola pelo portão de entrada do setor administrativo, onde deve solicitar o passe livre.

• Tarde
Entrada: 13h30min, saída: 17h10min.
Apoio Pedagógico e Projeto Diferencial: 13h30min às 15h10min e 15h30min às 17h10min
Obs.: após esse horário o aluno terá acesso à escola pelo portão de entrada do setor administrativo, onde deve solicitar o passe livre.
        
Em caso de saída antecipada, a família deverá comunicar a escola.

2-  Usar uniforme estipulado pelo colégio.
• É obrigatório o uso do uniforme estipulado pelo Colégio em qualquer atividade da escola. Não serão aceitas alterações.
• Somente os alunos do 9º ano poderão fazer uso da calça ou bermuda (até o joelho) jeans no período da manhã. Não é permitido o uso de short.

3-  Trazer material a ser usado a cada dia
É de responsabilidade do aluno trazer todo o material a ser utilizado a cada dia. A escola receberá o material esquecido pelo aluno até às 8h e a secretaria se responsabilizará pela entrega ao aluno.

Não será permitido:
• portar objetos cortantes (estilete, tesoura com ponta).
• usar celular, mp3, mp4 ou outros aparelhos eletroeletrônicos que perturbem o   desenvolvimento das aulas em nenhum ambiente da escola.
• circular pela escola com revistas indevidas.
• andar de bicicleta e/ou skate nas dependências da escola.
• mascar chicletes, chupar balas na sala de aula.
• usar boné na sala de aula.
• escrever ou desenhar nas paredes, carteiras, equipamentos ou outras dependências da escola.

Obs.: O aluno deverá:
          - arcar com o custo de todo material que for danificado por ele.
- arcar com os custos das cópias utilizadas em sala de aula, caso perca a cópia fornecida pelo professor.

4-  Zelar pela limpeza.
• É de responsabilidade do aluno manter seu espaço limpo, fazendo a limpeza diária da carteira, não jogando papéis e outros materiais no chão.
• Cada aluno deverá ter o seu material de limpeza debaixo da carteira.
• É de responsabilidade do aluno manter em ordem a sala de aula. Cada classe deverá fazer um rodízio com os alunos, escalando-os diariamente.

5-  Apresentar tarefas, trabalhos, pesquisas obedecendo às datas e aos formatos estabelecidos pelos professores.

6- Realizar as provas nas datas estabelecidas pelos professores.
• Em caso de ausência, a família deverá solicitar, junto a secretaria, a prova substitutiva.
• A família terá o prazo de dois (2) dias para solicitar a prova substitutiva.
• Será cobrada a taxa de R$ 20,00 por prova solicitada.
• Alunos com apresentação de atestado médico ficam isentos da taxa.

7- Participar de eventos promovidos pela escola.

8- Zelar pelo meio ambiente
• O aluno deverá zelar pelo ambiente geral da escola (dependências, jardim, plantas, etc).

OCORRÊNCIAS DISCIPLINARES

As ações relacionadas nas Ocorrências Disciplinares resultarão em penalidades de acordo com as pontuações estabelecidas.
Consideram-se ocorrências disciplinares atitudes que venham a prejudicar o andamento das atividades escolares, tais como:

A- Agredir Verbalmente (palavrões, apelidos pejorativos, xingamentos). 3 pontos
B- Fazer gestos obscenos. 3 pontos
C- Faltar com respeito aos colegas. 3 pontos
D- Faltar com respeito aos professores e funcionários. 9 pontos
E- Retirar-se da escola sem autorização da direção ou coordenação. 9 pontos
F- Promover discórdia ou perturbar o ambiente da escola. 3 pontos
G-    Tomar iniciativa pessoal ou de grupos, na escola, sem a aprovação prévia dos responsáveis (vendas, coletas ou subscrições). 3 pontos
H- Agredir ou danificar ou não manter a limpeza do meio ambiente – 3 pontos
Obs. Essas ocorrências acarretarão pontuação na Ficha de Ocorrência do aluno.
A somatória das pontuações referentes às ocorrências disciplinares levará a duas advertências (9 e 18 pontos) e suspensão (27 pontos).


AGRESSÃO FÍSICA

Agredir fisicamente.
Penalidade: Suspensão

 


 

 
 

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